Pesquisar no site


Contato

Henrique519

E-mail: henrique519@hotmail.com

No ano da volta de Giba e Escadinha, Murilo e Bruninho caem; veja o sobe e desce da seleção

31/12/2011 15:40

Seleção não teve títulos de expressão em 2011, ficando em 2º na Liga e em 3º na Copa

Seleção não teve títulos de expressão em 2011, ficando em 2º na Liga e em 3º na Copa

O ano de 2011 não foi dos mais agradáveis para as seleções principais de vôlei do Brasil. Os times comandados por Bernardinho e José Roberto Guimarães decepcionaram nas principais competições do ano – Copa do Mundo, Grand Prix e Liga Mundial – e a equipe feminina, que perdeu a liderança do ranking mundial após quatro anos, sequer conseguiu a vaga olímpica antecipada.

Neste último dia do ano, o UOL relembrou os principais jogadores das seleções e fez um levantamento sobre a evolução de cada um deles. Abaixo você vê a análise do time masculino (sem os jogadores que só estiveram no Pan, em que o Brasil jogou com uma equipe mista). Clique aqui e confira o raio-X da seleção feminina.

Giba
Após ter um ano ruim na seleção, com direito a ficar no banco durante quase todo o Mundial de 2010, Giba se superou em 2011. Não recuperou sua melhor forma, mas mesmo com problemas físicos, substituiu o lesionado Dante e foi o principal jogador do time na Copa do Mundo.
Sidão
Foi, possivelmente, o jogador que mais cresceu neste ano na seleção. Em uma posição tão disputada, foi o melhor meio de rede da equipe, com força no ataque e evolução no bloqueio.
Wallace
Apesar de não ter a experiência de Vissotto ou a habilidade de Théo, fez um bom ano pela seleção sempre que escolhido por Bernardinho. A força no ataque e o aparente sangue frio o mantiveram na equipe, e agora a saída de rede tem três candidatos de peso.
Escadinha
Recuperado de um problema sério nas costas, o líbero voltou à seleção em 2011 e mostrou que ainda está muito à frente de qualquer outro jogador da posição no Brasil. Foi muito seguro nos torneios e chegou a peitar Bernardinho de maneira mais ríspida do que o normal em um jogo da Copa.
Marlon
Reserva importante desde o ano passado, assumiu a titularidade na Copa do Mundo, mas deixou a desejar e se viu em pé de igualdade com Bruninho na briga pela vaga no time.
Dante
Um problema no joelho direito tirou Dante de quase toda a Liga Mundial, e uma contusão muscular no abdômen também o deixou fora de quase toda a Copa do Mundo. Experiente e extremamente habilidoso, o ponteiro acabou fazendo muita falta para a equipe nos dois torneios.
João Paulo Bravo
É um reserva praticamente sem expectativas de titularidade na seleção. O mesmo acontece com seu xará João Paulo Tavares. Ambos recebem poucas chances de Bernardinho nos jogos.
Lucão
Não teve um ano espetacular, mas é o mais estável entre os centrais brasileiros e, apesar da evolução de Sidão, parece ser o único com lugar cativo nesta posição no time.
Leandro Vissotto
É talvez o jogador mais irregular da seleção. Apesar de ser titular do time há três anos, ainda alterna demais os altos e baixos. Neste ano, chegou a ser cortado de alguns torneios, mas voltou a ser titular na Copa do Mundo e ainda é o dono da saída de rede.
Théo
O desempenho surpreendente no Mundial de 2010 e a instabilidade de Vissotto mantiveram Théo como principal sombra do oposto na seleção. O crescimento de Wallace, porém, esquentou a briga pela posição.
Wallace
O oposto e seu xará se revezaram nas competições ao longo do ano, mas diferentemente do Wallace do Sesi, o Wallace do Cruzeiro não teve desempenho tão notável e fez apenas o básico.
Bruninho
Foi titular durante grande parte do ano, mas na Copa do Mundo perdeu a vaga para Marlon. Chegou a entrar bem e desequilibrar uma partida, mas teve em 2011 sua temporada mais instável na seleção.
Murilo
Ainda é o melhor jogador da seleção brasileira, mas não chegou nem perto do desempenho que o consagrou como MVP da Liga e do Mundial de 2010. Foi pouco eficiente no ataque durante a Copa e mostrou instabilidade até no passe, seu melhor fundamento.
Gustavo
Após voltar à seleção no Mundial de 2010, o central continuou sendo convocado em 2011, mas os diversos problemas físicos e o desgaste natural decorrente da idade o colocaram como reserva de luxo. A vaga na Olimpíada de 2012 está bem distante.
Rodrigão
Enquanto viu Lucão se consolidar e Sidão crescer, Rodrigão ficou para trás, não foi fundamental para o time como em outros anos e perdeu a titularidade.
Mário Jr.
Após começar o ano embalado pelo título de melhor líbero do Mundial 2010, perdeu a titularidade assim que Escadinha voltou de lesão. O fato de Bernardinho relacionar vários ponteiros e até três opostos por jogo acabou fazendo com que ele sequer fosse convocado para alguns torneios.