Pesquisar no site


Contato

Henrique519

E-mail: henrique519@hotmail.com

Fórum Social chega ao fim com manifesto sobre ambiente

30/01/2012 00:59

 

Movimentos sociais e ONGs fizeram um manifesto conjunto no encerramento do Fórum Social 2012, em Porto Alegre. O evento, realizado em mais três cidades da região metropolitana, terminou neste domingo (29).

No sábado, a "Assembleia dos Movimentos Sociais" reuniu 1.500 pessoas, segundo os organizadores, para a elaboração do documento. Participaram diferentes entidades, como MST, CUT e ONGs ambientalistas.

Organizador dá mãozinha a Marina Silva
Cesare Battisti vai a Porto Alegre
Fórum Social prioriza temas ambientais

  Christophe Simon - 24.jan.12/France Presse  
ORG XMIT: CHS398 View of the camp for participants to the 2012 World Social Forum (Thematic Social Forum) in Porto Alegre, southern Brazil, on January 24, 2012. AFP PHOTO / Christophe Simon
 

O principal foco da carta é a questão ambiental. Uma das motivações do Fórum Social era discutir as perspectivas para a conferência de meio ambiente Rio+20, que ocorrerá em junho.

No documento, os organizadores fazem críticas à "economia verde", expressão usada por eles para se referir à preocupação ambiental pautada por razões mercadológicas e que não ameniza a pressão sobre recursos naturais. Outros temas citados são racismo, comunicação e reforma agrária.

Mauri Cruz, do comitê organizador, acredita que o Fórum atingiu seus objetivos ao criar uma discussão sobre o evento que acontecerá no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira passada, os movimentos sociais se reuniram em Porto Alegre com a presidente Dilma Rousseff, e o tema foi debatido.

"Estamos pautando a agenda do próprio governo, que ainda não tinha visto a importância da Rio no contexto da crise econômica", afirma Cruz.

Os participantes de movimentos sociais vão voltar a se reunir em uma conferência paralela à Rio+20 em junho, a "Cúpula dos Povos".

O Fórum Social Mundial tem edições centralizadas nos anos ímpares. A cada dois anos, é realizado em versões espalhadas pelo mundo.

A organização já planeja uma nova edição em Porto Alegre para 2014. Foi na cidade que o encontro teve sua primeira edição, em 2001.