Pesquisar no site


Contato

Henrique519

E-mail: henrique519@hotmail.com

Chuva provoca alagamentos e deixa SP em atenção

12/02/2012 19:59

Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuvas na cidade de São Paulo na tarde deste domingo. O solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias aumenta o potencial de enchentes, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

Veja os pontos de alagamento em São Paulo
Chuva prejudicou trânsito na sexta; veja fotos

O órgão colocou as zonas oeste, sul, central, além da marginal Pinheiros, em estado de atenção para alagamentos às 17h45.

A escala usada pelo CGE passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a chuva já provoca cinco pontos de alagamento, mas nenhum impede a passagem de veículos nas vias:

  • marginal Pinheiros (pista local e expressa), altura da ponte Ary Torres, sentido Interlagos
  • av. Ricardo Jafet, altura da rua Vergueiro, sentido Santos
  • av. Ricardo Jafet, altura do viaduto Saioá, sentido Santos
  • marginal Pinheiros, altura da ponte Eng. Roberto Zuccolo, sentido Castello Branco

Na rodovia Régis Bittencourt, um alagamento restringe o tráfego nas faixas central e da direita no sentido Curitiba, na altura do km 271, em Taboão da Serra.

O mau tempo também afetou o aeroporto de Congonhas, na zona sul. A pista foi fechada para pousos e decolagens às 17h50.

PREVISÃO

O tempo começa a melhorar na segunda-feira (13), quando o sol deve voltar a predominar e favorece a elevação das temperaturas. Entretanto, as chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas associadas com o calor.

As temperaturas mínimas oscilam em torno dos 19 ºC, enquanto que as máximas podem voltar a superar os 30 ºC a partir da terça-feira. Mesmo com as chuvas mais isoladas e concentradas no período das tardes, ainda podem ocorrer pontos mais intensos com risco de alagamentos na Grande São Paulo.