Em fevereiro de 2011, ele não aguentou as dores e pediu aposentadoria. Cinco meses depois, Ronaldo está mais presente do que nunca no Corinthians, mesmo não atuando dentro de campo.
Ronaldo consegue liderar as vendas de camisa entre os atletas mesmo fora dos campos. Dois fatores colaboram para que isso se mantenha: a falta de ídolos com o mesmo carisma e a lesão grave de Adriano, único jogador que mais se encaixa nas características do Fenômeno. "Quando o Liedson faz três vende bem, o Willian quando joga bem vende bem, depende do jogo. Mas a do Ronaldo continua vendendo bem sempre", explicou Nelson Neves, gerente da loja oficial do clube no Parque São Jorge. O Corinthians destina uma importante área do seu site oficial apenas para falar sobre a passagem de Ronaldo pelo clube, coisa que nenhum outro jogador desfruta lá. O internauta que clicar na área de futebol verá uma opção "Ronaldo Eternamente", onde podem ser acessadas oito seções temáticas: agradecimento, histórico, estatísticas, recados, fotos, vídeos, walpapers e produtos. Por estar ligado tanto afetivamente quanto nos negócios com o Corinthians, Ronaldo indica amigos dos gramados para vestir a camisa da equipe, e usa do seu prestígio com o mesmo propósito. A vinda de Adriano é um bom exemplo disso, assim como as negociações frustradas com Clarence Seedorf e Paulo Henrique Ganso. O Corinthians conseguiu os maiores valores de patrocínios da sua história muito devido ao papel de 'chamariz' exercido por Ronaldo para o marketing do clube, que sempre que pode cola a sua imagem na dele para angariar mais recursos. Os dirigentes do setor acreditam que poderão aumentar ainda mais o valor em 2012 mesmo sem o Fenômeno atuando dentro de campo. Mas a ideia é conseguir renovar o acordo com o agora ex-jogador para poder faturar muito mais. O Corinthians conseguiu virar referência nas ações de marketing depois que estabeleceu a parceria com Ronaldo. O Fenômeno também serviu para disseminar o nome do clube junto a personalidades influentes em várias áreas e de diferentes países. Vale lembrar que Ronaldo já posou com a camisa do Corinthians ao lado de nomes como o cantor Bono Vox e o israelense Shimon Peres, além de receber visitas das bandas Coldplay e Jonas Brothers no próprio CT corintiano.
Seja em contratos de patrocínio ou vendas de camisa, Ronaldo é um ídolo do Corinthians que, ciente disso, quer capitalizar o máximo possível dessa parceria, que rendeu dois títulos em campo e milhões a mais para o marketing capitaneado por Luis Paulo Rosenberg.
O UOL Esporte listou cinco fatos que comprovam a importância de Ronaldo para o Corinthians, mesmo após o fim 'litigioso' que se deu após o fracasso da campanha da Pré-Libertadores de 2011.Vendas de camisa (ainda é o líder)
Um mês e meio após adeus, Ronaldo ainda domina venda de camisas do Corinthians
Corinthians homenageia Ronaldo em camisa
Clube tem área nobre no site dedicada a ele
Corinthians marca discurso de adeus de Ronaldo
Ronaldo: "Deixei de amar o Fla pelo Corinthians"
'Empresário' ao indicar atletas ao clube
Ronaldo admite conversas para colocar holandês Clarence Seedorf, do Milan, no Corinthians
Corinthians assedia Jean Chera e aciona Ronaldo para convencer adolescente a jogar no clube
Contratos de patrocínio (com ele, negocia melhor)
Presidente do Corinthians veta despedida de Ronaldo em 2011, mas diz que irá renovar contrato
Êxito nas ações de marketing e contato com artistas
Imprensa mundial destaca choro de Ronaldo, elogios e "dia triste" em despedida do campo