Pesquisar no site


Contato

Henrique519

E-mail: henrique519@hotmail.com

Morto em desabamento no Rio, homem trabalhava até tarde para "dar exemplo" aos funcionários

27/01/2012 01:56

 

Celso Renato Cabral Filho, 44, um dos cinco mortos já confirmados no desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro, só estava no edifício Liberdade no momento do desastre porque queria "dar exemplo" aos seus funcionários, trabalhando até mais tarde. O acidente ocorreu na noite desta quarta-feira (25). Os corpos de três homens e duas mulheres já foram encontrados nos escombros.

Prédios desabam no centro do Rio de Janeiro

 
 
 
 
 
Foto 28 de 100 - Escombros deixados pelo desabamento de três prédios na avenida Treze de Maio, no centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (25) Mais Pablo Jacob/Agência O Globo

A vítima, que era chefe do departamento pessoal de uma empresa não identificada, era casado e tinha dois filhos adolescentes. A informação foi passada por um amigo de Celso, o cinegrafista Damião da Silva Alves, 50. Mais cedo, ele esteve na Câmara de Vereadores --onde os bombeiros montaram um posto para auxiliar os parentes das vítimas-- em busca de informações.

"Dois amigos dele desceram e o chamaram para tomar um chope ao fim do expediente, mas ele quis ficar até tarde para dar o exemplo aos demais funcionários", afirmou ele, que em seguida se dirigiu ao IML (Instituto Médico-Legal), no qual pôde reconhecer o amigo.

A esposa da vítima está sedada por conta de um tratamento e ainda não sabe do desabamento, de acordo com Alves. Apenas o filho mais velho foi informado da morte do pai. O corpo de Celso Renato Cabral Filho será enterrado nesta sexta-feira (27), às 10h30, no cemitério de Maruí, em Niterói.

Desaparecidos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), confirmou nesta quinta-feira (26) que o desabamento dos três prédios deixou pelo menos 22 pessoas desaparecidas.

  • Imagem de 18.jan.2011 (esquerda) mostra local dos prédios (em vermelho) que desabaram no centro do Rio de Janeiro no dia 26.jan.2012 (direita)

As identidades da maioria das vítimas foram fornecidas por parentes que estão recebendo auxílio psicológico na Câmara de Vereadores, próxima ao local do acidente. São 20 pessoas que possivelmente trabalhavam nos edifícios, quatro moradores de rua e duas pessoas que "se evadiram", de acordo com o subsecretário da Defesa Civil municipal, coronel Márcio Mota. "Essas duas pessoas não deixaram qualquer tipo de contato", explicou.

Segundo o representante do governo municipal, os trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil vão continuar nesta sexta-feira (27). A expectativa é a de que todos os escombros sejam retirados até o começo da próxima semana.

"Nós continuamos com o foco naquilo que é o mais relevante que são as vidas humanas que sofrem nesse momento. A prioridade agora é facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Queremos que eles tenham totais condições de desempenhar suas funções sem que haja risco para esses profissionais", disse o prefeito.

Eu tive sorte, parecia o 11 de Setembro. Parecia que estavam jogando entulho de cima do telhado. Eu vi uma laje caindo e saí correndo. Se ficasse, ia cair em mim

Vicente Cruz, entregador de água, que estava em um dos prédios que desabou

Cerca de 30 caminhões da prefeitura deslocados para o trabalho já levaram cerca de 17 mil toneladas de destroços do local, o que corresponde a cerca de 30% do total. Todo o material está sendo levado para um depósito municipal situado na zona portuária, e posteriormente para o aterro de Gramacho, na Baixada Fluminense.

Os acessos a cinco prédios da rua Treze de Maio estão totalmente bloquados --a situação só será normalizada na segunda-feira (30). A prefeitura afirma que não há "qualquer tipo de risco estrutural" para esses imóveis, mas as interdições foram determinadas por questão de prevenção.

"Vamos o manter o mesmo esquema de interdições e bloqueios para facilitar o trabalho dos bombeiros. Os prédios da rua Treze de Maio continuam com acesso bloqueado, e os bloqueios de trânsito também permanecem. Continuamos pedindo que as pessoas não se dirijam aos seus locais de trabalho, amanhã", disse o prefeito.

As demais mudanças consistem no bloqueio da avenida Almirante Barroso, entre a avenida Rio Branco e a Senador Dantas, e a inversão de sentido na rua Senador Dantas.

Veja vídeos sobre o desabamento de três prédios no Rio - 13 vídeos

 
Câmera de rua registra queda de prédio e fuga de pedestres

Uma câmeragravou imagens do momento em que um dos prédios desaba no Rio e pessoas correndo na rua, na direção oposta. Uma nuvem de poeira se alastra pelo local.

Compartilhe este vídeo:

"Se alguém precisar de alguma coisa em caráter de urgência, como a busca de um remédio ou um exame, por exemplo, podemos até avaliar com a subprefeitura e a Guarda Municipal a possibilidade de abrir uma exceção", disse Paes.

Luto e vítimas

Mais cedo, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), decretou luto oficial de três dias no Estado em memória das vítimas. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27), segundo nota oficial do governo.

Todos os feridos atendidos na rede pública de saúde já receberam alta, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Cinco feridos foram encaminhados ao hospital municipal Souza Aguiar. Quatro deles foram atendidos entre ontem e hoje e já foram para casa: um homem que sofreu apenas escoriações leves; Alexandro Santos, 31, que estava dentro de um dos elevadores do edifício Liberdade e conseguiu ser resgatado após entrar em contato com um amigo pelo celular; um homem de 50 anos, com ferimentos na perna e lesão na córnea; e um homem de 37 anos, com dores abdominais.

A quinta vítima atendida, uma mulher de 28 anos, sofreu um corte na cabeça e passou por cirurgia no hospital. Durante a tarde ela foi transferida, com quadro estável, para a clínica particular Casa de Portugal --procurada pela reportagem, a assessoria da unidade hospitalar disse que não está autorizada pela família a dar informações sobre a vítima.

Um sexto ferido, uma mulher de 48 anos com escoriações superficiais, foi atendido no hospital Getúlio Vargas, mas já foi liberada, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

VEJA O LOCAL ONDE DESABARAM OS PRÉDIOS NO CENTRO DO RIO