Pesquisar no site


Contato

Henrique519

E-mail: henrique519@hotmail.com

Formula 1

10/07/2011 19:01

 

Nigel Roddis/Reuters
 

Alonso comemora exibindo o volante de seu carro após vencer em Silverstone

10/07/2011 - 10h34

Alonso aproveita problemas da Red Bull nos boxes e vence a primeira no ano

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em uma corrida com emoções proporcionadas por trapalhadas e problemas nos pit stops além das ultrapassagens, o espanhol Fernando Alonso conseguiu quebrar a dinastia da Red Bull na temporada e conquistou com a Ferrari a sua primeira vitória no ano contando com uma falha na segunda troca de pneus de Sebastian Vettel. A vitória ocorreu justamente no dia em que a escuderia italiana comemora os 60 anos de sua primeira vitória na F-1.

Enquanto do lado de fora da pista se discutiu durante todo o fim de semana a questão da limitação do uso de difusores, com reviravoltas nas decisões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Fórmula 1 viu uma de suas melhores corridas no ano e teve Vettel fora do lugar mais alto do pódio, sendo segundo após ordem da equipe para Webber não lhe ultrapassar.

Confira as melhores imagens do GP da Inglaterra

 
 
 
 
Foto 9 de 15 - Brasileiro Felipe Massa disputa posição com Jenson Button durante GPda Inglaterra neste domingo Mais AP Photo/Tom Hevezi

CLASSIFICAÇÃO DO GP DA INGLATERRA

Piloto Tempo
1. Fernando Alonso (ESP) 1h28min41s196
2. Sebastian Vettel (ALE) a 16s511
3. Mark Webber (AUS) a 16s947
4. Lewis Hamilton (ING) a 28s986
5. Felipe Massa (BRA) a 29s010
6. Nico Rosberg (ALE) a 1min00s665
7. Sergio Perez (MEX) a 1min05s590
8. Nick Heidfeld (ALE) a 1min15s542
9. Michael Schumacher (ALE) a 1min17s912
10. Jaime Alguersuari (ESP) a 1min19s108
13. Rubens Barrichello (BRA) a 1 volta

Após ter liderado toda a primeira parte da corrida contando com uma ótima largada, na qual passou o companheiro Mark Webber, Sebastian Vettel foi prejudicado com uma falha no macaco em seu pit stop e a demora também de Webber em sua parada proporcionou a Alonso o primeiro triunfo no ano.

Com um desempenho de alto nível do inglês Lewis Hamilton, que largou na décima posição e já estava brigando pelo quarto lugar duas voltas depois da largada, a McLaren acabou tendo uma corrida com problemas, com Hamilton tendo de reduzir a aceleração no fim para economizar combustível e Jenson Button saindo dos boxes sem uma porca da roda, causando o abandono.

O brasileiro Felipe Massa tentou aproveitar a redução de velocidade de Lewis Hamilton, mas acabou ficando com a quinta colocação ao escapar da pista na última curva, quando chegou junto ao inglês depois de a disputa ter um toque entre os dois.

A corrida

Mesmo sem chuva no momento da largada, a corrida em Silverstone começou com alguns trechos molhados na pista e os pilotos saíram com pneus intermediários. Líder da temporada, Sebastian Vettel tomou a primeira posição do companheiro Mark Webber ainda antes da primeira curva.

Os brasileiros não largaram bem, com Massa caindo para a quinta posição ao ser ultrapassado por Jenson Button e Rubens Barrichello indo de 15º para 20º. O quarto lugar foi recuperado por Massa logo na segunda volta.

Mas o destaque da primeira parte da corrida foi o piloto da casa, Lewis Hamilton, que largou na décima posição e depois de apenas duas voltas já havia feito cinco ultrapassagens, e então passou a pressionar Felipe Massa para tentar ser quarto colocado. Em uma das tentativas, o inglês retardou a freada e acabou escapando da pista, indo parar na área de escape.

O alemão Michael Schumacher não conseguiu segurar seu carro no molhado e acabou acertando a Sauber do japonês Kamui Kobayashi, o que causou danos apenas no Mercedes do alemão, que ainda assim foi punido pelos comissários com um 'stop and go'.

Com a pista totalmente seca os pilotos passaram a trocar os pneus intermediários pelos slicks. Nas trocas, Alonso perdeu tempo atrás de Webber, enquanto um incidente assustou com o venezuelano Pastor Maldonado quase sendo acertado pelo carro de Kamui Kobayashi, que saía dos boxes, o que também rendeu punição ao japonês.

Depois de perder posição para Lewis Hamilton, o brasileiro Felipe Massa também não conseguiu segurar Jenson Button e acabou ultrapassado para ficar em sexto. Enquanto isso, Hamilton pressionou Alonso e também conseguiu a ultrapassagem para ganhar a sétima posição em relação à largada.

O espanhol Fernando Alonso fez uso da asa móvel para ganhar de volta a terceira posição de Lewis Hamilton na 24ª volta. Enquanto isso Sebastian Vettel seguia liderando com Webber em segundo. Até que a Red Bull demorou nos pit stops de seus dois pilotos, segurando Webber por haver tráfego e atrasando Vettel por problema no macaco.

Com a demora do pit stop de Vettel, Alonso se aproveitou e assumiu a liderança depois de ter ultrapassado Webber. Hamilton também explorou o erro da Red Bull e pulou para a segunda posição, com Vettel voltando apenas na terceira colocação.

Depois de pressionar Hamilton para tentar a ultrapassagem, chegando próximo de tocar o carro do inglês, Sebastian Vettel recuperou a segunda posição na estratégia de parada nos boxes, antecipando o seu pit stop, mas não superou Alonso e ainda viu Mark Webber lhe pressionar nos instantes finais e conseguiu segurar o companheiro graças ao pedido da equipe, que pediu para que as posições fossem mantidas.